Primeiro faraó que governou o Egito no início da 13ª dinastia teve um sarcófago de 60 toneladas.
Câmera do sarcófago de quartzito de 60 toneladas do faraó Sobekhotep I em Abydos sul no Alto Egito. Imagem: AFP / Ministério Egípcio de Antiguidades
Segundo o ministério a cerca de um ano atrás a equipe da Universidade da Pensilvânia descobriu o sarcófago de quartzito do faraó Sobekhotep I, que pesava cerca de 60 toneladas, mas não foi possível identificar a quem pertencia até a pouco tempo.
Sua identidade foi estabelecida após a equipe encontrar fragmentos de uma placa com o nome do faraó e que mostrava ele sentado em um trono, disse em um comunicado o ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim.
"Ele é provavelmente o primeiro que governou o Egito no início da 13 ª dinastia, durante o segundo período intermediário", disse o ministro.
A descoberta é muito importante devido ao fato de que não havia informações disponíveis sobre Sobekhotep I "que governou o Egito durante quatro anos e meio, a mais longa dominação até este momento. Com a descoberta da tumba no sítio arqueológico do sul de Abydos é esperado novas revelações e mais detalhes sobre sua vida e regras, acrescentou Ayman El-Damarani, um oficial do ministério.
A equipe também descobriu os restos de vasos de vísceras tradicionalmente usados para preservar os órgãos internos do corpo, junto com objetos de ouro de propriedade do faraó.
Fragmentos utilizado para identificar o túmulo. Foto: AFP
Nenhum comentário :
Postar um comentário