segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cientistas desenvolvem técnica para apagar a memória de humanos


A técnica, chamada eletroconvulsoterapia (ECT) ou terapia de eletrochoque, induz convulsões por passagem de corrente para o cérebro através de eletrodos.








Sabe aquela coisa que você sempre quis esquecer, geralmente até consegue esquecer, mas por um tempo e logo aquela memória volta pra te perturbar ? Você já fez ou viu algo que queira esquecer ? Bom, se este for o caso você está com sorte, pois um relatório recente da revista Nature Neuroscience afirma que neurocientistas descobriram uma intervenção médica para reduzir memórias negativas específicas em pacientes que estão deprimidos. A técnica, chamada eletroconvulsoterapia (ECT) ou terapia de eletrochoque, induz convulsões por passagem de corrente para o cérebro através de eletrodos colocados no couro cabeludo.

Marijn Kroes e sua equipe de neurocientistas na Radboud University Nijmegen na Holanda, descobriram que os choques elétricos para o cérebro podem efetivamente destruir pensamentos de momentos desagradáveis em seu passado. A descoberta de Kroes baseia-se na teoria da consolidação da memória, o que sugere que as memórias são arrancados de um armazém mental, sempre que elas são acessadas e reescritas com o tempo voltam para os circuitos do cérebro.

Foram feitos testes em 42 pacientes que sofrem de depressão grave. Kores mostrou-lhes dois casos, uma representando um acidente de carro e outra representando um assalto. Mais tarde, a equipe solicitou aos pacientes para recordar um dos casos, que assim começaria o processo de "reescrita", e nesse momento que os cérebros foram eletrocutados. Um dia depois, os pacientes não foram capazes de responder a perguntas relacionadas com o caso que tinha pensado durante o processo de ECT, mas foram capazes de lembrar com clareza o caso que não pensaram.

Daniela Schiller , neurocientista do Hospital Mount Sinai, em Nova York, disse: "isto fornece evidência muito forte e convincente que as lembranças no cérebro humano é submetido a reconsolidação, e que existe uma janela de oportunidade para tratar más lembranças." No entanto, ela se acha necessário mais trabalho para estabelecer quanto tempo os efeitos duram e se este método funciona em mais velhos.

Kores reconhece que a ECT não pode ser adequada para a maioria dos pacientes, mas espera que os resultados destes testes irão ajudar a descoberta de métodos de alterar reconsolidação de novas memórias. Ele espera que o processo possa eventualmente ajudar aqueles que sofrem de depressão, transtorno de estresse pós-traumático ou vício.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...